
O encontro tem como objetivo introduzir a diversidade cultural do judaísmo brasileiro, explorando as diferentes comunidades que se estabeleceram no país desde o início do século XIX. Através de projeções, em meio a uma exposição dialogada com o público presente, serão apresentados os três principais grupos judaicos conforme sua origem– asquenazes, sefarditas e orientais – com foco em suas particularidades no contexto da imigração contemporânea, incluindo idiomas, tradições, costumes, simbologias, literatura e manifestações artísticas. Além disso, será explorado o papel das sinagogas, que, além de locais de culto, são espaços de encontros e estudos, representando também uma parte importante do patrimônio histórico, artístico, cultural e arquitetônico, judaico-brasileiro.
MINISTRANTES:
Adriana Abuhab Bialski - Economista (FEA/USP), Mestra e Doutoranda em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH/USP), Especialista em Museologia (PUC/SP), trabalha em projetos ligados à memória dos judeus no Brasil.
Ernesto Mifano Honigsberg - Bacharel e licenciado em Ciências Sociais (FFLCH/USP), Mestre em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH/USP), com foco em memória, arquivos pessoais e narrativas biográficas, especialmente voltados para os judeus da Europa Oriental.
Maria Lúcia Guilherme - Mestra em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH/USP), com atuação na área de Educação e pesquisa sobre Literatura, História e Cultura Judaicas. Ministrante de aulas de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados.
Myriam Rosenblit Szwarcbart - Arquiteta (FAU/USP), Especialista em Gestão Cultural (SENAC/SP) e pesquisadora de sinagogas e comunidades judaicas paulistas. Criadora do projeto As Sinagogas em São Paulo e atuante em projetos de imigração, memória e patrimônio judaico.