
Tema: Literatura na primeira infância
Quando a palavra ainda é infância: ler como quem escuta
Uma imersão afetiva na presença da literatura na primeira infância, entendida como espaço de escuta, partilha e linguagem, mesmo antes da fala. Desvinculada de finalidades instrumentais, a leitura com crianças pequenas se revela como gesto poético, em que a palavra encarnada no corpo da pessoa adulta encontra o tempo da infância. Vamos refletir sobre o valor estético da linguagem, o papel da mediação como presença sensível e a potência do literário como vínculo.
Cássia V. Bittens é psicóloga e pesquisadora com mais de 20 anos de atuação na escuta do humano. Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, desenvolve uma investigação transdisciplinar sobre a leitura literária na primeira infância, articulando estética, cuidado e cultura. Trabalha com políticas públicas do livro e da leitura, oferece cursos e palestras, e escreve sobre literatura de infância com ênfase na dimensão poética da palavra. É autora do Substack Literatura de Berço (https://literaturadeberco.substack.com), onde compartilha reflexões, experiências e críticas literárias — com foco na infância como espaço sensível da linguagem.