
Literatura
SÁBADO LITERÁRIO
Local
Espaço do Livro e Galeria
Data e Horário
06/09
13h - 18h
Entrada
Espaço do Livro e Galeria
Livre para todos os públicos
O programa Sábados Literários reúne ações diversas relacionadas ao campo da literatura, entre elas: palestras, bate papos, workshops, sarau, performances, lançamentos editoriais, entre outras atividades.
Para setembro temos a seguinte programação:
13h Workshop Reescrita da Memória com Daniel Viana
O workshop propõe um espaço de criação e experimentação no gênero da autoficção, com foco na escrita criativa. A partir de práticas autobiográficas, relatos pessoais e materiais documentais, os participantes serão conduzidos a desenvolver textos e cenas que transitam entre a ficção e a memória, elaborando narrativas que investigam as fronteiras entre o real e o imaginado.
15h A música de Computer Love: conversa com Ian Uviedo e Batista sobre música, amor e computadores
A conversa se aprofunda no universo do livro Computer Love e a pesquisa do autor Ian Uviedo, que engloba questões como arte contemporânea, criação literária, tecnologia, inteligência artificial e autoria. Partindo desta vez das referências musicais presentes no livro desde seu título, apropriado de uma faixa da banda alemã Kraftwerk, a passagens do texto, o encontro busca traçar paralelos e caminhos pelos quais inovações tecnológicas influenciam a criação musical e literária, moldando a expressão humana no decorrer da história.
Ian Uviedo: é escritor e artista. Escreveu Computer Love (Lote 42, 2025) e Dois por Engano (Diadorim, 2023). Publicou zines de contos, fotografia e livro de artista. É criador das Vértebras, ensaios sobre literatura, crítica de arte e cultura publicados na revista celeste, e integra o acervo permanente do Museu da Língua Portuguesa.
Batista: autor do livro Pedro e o Imperador (Lote 42, 2022), é cartunista, músico e produtor editorial. Co-editou a revista A Zica, publica seus quadrinhos e textos em diferentes antologias, jornais e fanzines.
16h Sarau Pagu
Um encontro para celebrar a expressão da palavra em suas diversas formas, celebrando novos e novas poetas e artistas. Espaço aberto para quem escreve, declama, aprecia arte e conexão em uma tarde de inspiração poética. O nome do Sarau celebra Patrícia Galvão, relevante pensadora da cultura e literatura brasileira e o tema é livre.
Participantes:
Vitória Azevedo (Coletivo Bidê)
Daniela Rezende (Coletivo Bidê)
Priscila Kerche (Coletivo Bidê)
Aline A. Assis (Coletivo Bidê)
Rebecca Pera
Diuli de Castilhos
+
Microfone aberto
17h Apresentação Ana Larousse
A compositora e poeta Ana Larousse (@larousse.ana) nasceu em Manaus (AM), mas cresceu em Curitiba (PR). Aos 18 anos, mudou-se para Paris e ali viveu durante seis anos, enquanto estudava arte contemporânea na Université Paris 8. Ao voltar para o Brasil, gravou seu primeiro disco autoral, Tudo Começou Aqui (2013), produzido pelo Rodrigo Lemos (Lemoskine, ÀVUÀ) com canções que escreveu no estrangeiro, o que a motivou a rodar o Brasil fazendo shows. Desde que voltou para o país, mora em São Paulo e atua como facilitadora de oficinas de escrita, tradutora e compositora. “Antes que a gente morra” (Urutau, 2023) é seu livro de estreia.
A partir das 13h - Feira do livro com Lote 42
A Lote 42 participa do evento com exposição e venda de seus livros. A editora publica autores que exploram as possibilidades da linguagem, questionam o status quo e têm uma abordagem criativa frente à vida contemporânea. O catálogo transita por vários gêneros, como ficção, não ficção, quadrinhos e poesia.
O ritmo mais parcimonioso de lançamentos permite que a editora desenvolva com cuidado diversos aspectos do livro, do conteúdo ao projeto gráfico. Em cada título, o design gráfico tem um papel fundamental como elemento narrativo, que acrescenta novas camadas de interpretações à obra.