
Cinema
Cineclube Oswald de Andrade
Data e Horário
Sextas-feiras de novembro
Livre para todos os públicos
Programação fixa, todas as sextas-feiras às 19h, com sessões dedicadas ao melhor do cinema brasileiro e internacional. Clássicos, cults, obras raras e títulos contemporâneos compõem a curadoria especial que privilegia a diversidade estética, temática e histórica do audiovisual. Mais do que exibições, o Cineclube propõe encontros: em algumas sessões, bate-papos com convidados especiais ampliam a experiência cinematográfica e fomentam o debate entre realizadores, críticos e o público. Um espaço para ver, rever, pensar e sentir o cinema em sua potência criativa e transformadora.
CINECLUBE OSWALD DE ANDRADE NOVEMBRO 2025
ESPECIAL COP 30
O Cineclube Oswald de Andrade apresenta, em novembro de 2025, uma programação especial dedicada à COP 30. As sessões reúnem filmes que discutem as urgências climáticas, a justiça ambiental e os impactos humanos sobre o planeta. Um convite à reflexão crítica sobre o futuro da Terra e as responsabilidades coletivas diante da crise ecológica.
07/11, sexta feira, 19h
VENTO NA FRONTEIRA
Documentário, 2022, 77 minutos, Brasil	
Direção Laura Faerman e Marina Weis
Laboratório Cisco, VU e Algazarra
No coração do agronegócio brasileiro, uma professora indígena luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. No lado oposto desta disputa está a herdeira dessas terras, uma advogada com fortes relações com a bancada ruralista.
O filme foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais, e traz um tema mais que atual nos dias de hoje como a importância da demarcação de terras indígenas e a discussão sobre marco temporal em votação no congresso e no STF.
14/11, sexta-feira, 19h
Imagine 2030
Documentário, 2022, 80 minutos, Brasil	
Direção A Irmandade (David Aynan, Everlane Moraes, Vinícius Silva). 
Codireção de Viviane Ferreira.
Retrato de um Brasil diverso em que pessoas comuns estão construindo, através de escolhas simples e cotidianas, o futuro radicalmente diferente proposto pela agenda 2030 da ONU.
Um documentário que ativa a imaginação evocando o poder revolucionário de ações individuais.
28/11, sexta-feira, 19h
O Jabuti e a Anta
Documentário, 2016, 79', Brasil	
Direção: Eliza Capai
A seca em São Paulo é o ponto de partida da viagem. Inquieta com as imagens dos reservatórios de hidrelétricas vazios no sudeste do Brasil, uma documentarista busca entender estas obras faraônicas, agora construídas no meio da floresta Amazônica. Entre os rios Xingu, Tapajós e Ene, ecoam vozes de ribeirinhos, pescadores e povos indígenas atropelados pela chegada do chamado desenvolvimento. Um boat movie e uma reflexão sobre os impactos de nossos estilos de vida.

